Quantidade de Páginas visitadas

Histórico


No dia três de março de 1975, foi inaugurada a Escola com o título de “Unidade Nova”, pertencente na época à Escola Integrada de 1º Grau Nossa Senhora das Graças. Estiveram presentes à solenidade de inauguração o Sr. Governador Emílio Gomes, Dr. Francisco Zacarias Selene, Secretário de Interior e Justiça, Dr. Cândido Martins de Oliveira, Secretário de Educação e Cultura, Sr. João Mansur, Deputado Estadual, Sr. Dr. Lourival Luiz Fornazari, Prefeito do Município e o Sr. Antonio Xavier da Silveira, Inspetor Regional de Ensino, além de outras autoridades civis, militares e religiosas.

Em cinco de outubro de 1975 com a resolução nº 390/75 o então Secretário da Educação e Cultura, Francisco Borsari Netto, resolve renomear a escola, que passa a se chamar “Antonio Xavier da Silveira”, nova unidade de 1º Grau. Posteriormente, de acordo com o Decreto nº 1644 de 19 de fevereiro de 1976, criado e autorizado a funcionar nos termos da legislação em vigor como Complexo Escolar “Antonio Xavier da Silveira” – Ensino de 1º Grau, tal qual as demais escolas integradas do complexo: Grupo Escolar Francisco Stroparo, Grupo Escolar João XXIII, Grupo Escolar Padre Wenceslau, Grupo Escolar Tancredo Martins e a Unidade Escolar Antônio Xavier da Silveira, Ensino de 1º Grau.

O Patrono da escola, Sr. Antonio Xavier da Silveira nasceu na cidade da Lapa em 08 de maio de 1853.Veio para Irati no ano de 1913, foi um dos primeiros moradores, figura benemérita estimada pela população local e homem respeitado pelas suas qualidades morais, além de ser excelente farmacêutico, exerceu diversas atividades em beneficio da comunidade iratiense. Trouxe a primeira bicicleta e a primeira bola de futebol, foi o fundador da Farmácia Apolo, do Irati Esporte Clube em 21 de abril de 1914, da primeira Olaria Moderna, da Associação de Pais Cristãos, da União Democrática Nacional (UDN) sendo seu presidente até a sua extinção. Foi vereador, Presidente da Câmara e Membro do Conselho Consultivo Municipal.







Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito